Notícias de saúde

Ambiente do quarto pode causar insônia

28 de janeiro de 2011 (Bibliomed). Lençóis sujos, bagunça e colchões velhos podem ser o que deixa muitas  pessoas acordadas durante a noite. De acordo com um questionário feito pela Fundação Nacional do Sono (EUA), antes de escolher tomar medicamentos para dormir, as pessoas devem observar o ambiente dos seus quartos. Os resultados sugerem que o sono é melhor quando o quarto é limpo e confortável.

1.500 americanos entre 25 e 55 anos foram questionados. Apenas 42% afirmaram dormir bem quase todas as noites. De cada 10 pessoas, 7 arrumavam suas camas todos os dias e essas pessoas tinham 19% a mais de chance de ter uma boa noite de sono. Dois terços dos participantes disseram que ter um quarto fresco, escuro e silencioso é importante para dormir bem, e 9 de cada 10 pessoas disseram que travesseiros e colchões confortáveis proporcionavam noites de sono melhores. David Cloud, líder da fundação diz que as pessoas disseram que dormiam mais e se sentiam melhor ao ir para a cama quando os lençóis estavam arrumados limpos e o quarto era confortável. 

Shelby Harris, psicóloga do sono americana, afirma que o ambiente do sono é um fator normalmente negligenciado, mas extremamente importante. De acordo com ela, a cama deve ser usada para apenas sono e relações sexuais. Assistir TV na cama ou realizar tarefas como trabalho pode atrapalhar o processo do sono. “Nós encorajamos as pessoas a fazerem dos seus quartos um santuário para o sono”.

Mudar o ambiente do quarto pode ajudar pessoas que ocasionalmente tem problemas para dormir, mas não resolve problemas sérios de sono. Se a insônia persistir por muito tempo, assim como outros problemas como sono leve e cansaço após acordar, um especialista deve ser consultado.

Fonte: WebMD. 26 de janeiro de 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários