Notícias de saúde

Obesidade e tabagismo aumentam riscos de impotência e aterosclerose

01 de setembro de 2010 (Bibliomed). A combinação entre cigarro e excesso de peso pode ser terrível para a saúde sexual, assim como é prejudicial para as artérias, segundo estudo apresentado nesta semana no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia. De acordo com o grego N.Ioakeimidis, líder do estudo, “a disfunção erétil pode ser uma manifestação inicial de doença vascular generalizada, e a obesidade e o tabagismo aumentam significativamente o risco de disfunção erétil”.

Com o objetivo de investigar se a obesidade e o tabagismo poderiam prejudicar a função erétil e as propriedades elásticas da artéria aorta, os especialistas avaliaram 317 homens de meia-idade que apresentavam sobrepeso ou obesidade. E confirmaram que o tabagismo pesado e a obesidade estão associados à impotência sexual grave e ao endurecimento das artérias.

Publicados na edição mais recente do European Heart Journal, os resultados indicam que, para cada ponto extra no índice de massa corporal (que indica obesidade), os obesos têm duas vezes mais chances de ter disfunção erétil severa. Para aqueles que fumam mais de 40 maços por ano, os riscos são quase 3,5 vezes maiores a cada 10 maços extras consumido por ano. Além disso, “a combinação da obesidade e do tabagismo pesado confere um impacto adicional à severidade da disfunção erétil e aos parâmetros do enrijecimento arterial, mesmo após o ajuste por idade e pressão sanguínea”.

“Nossas descobertas sugerem que esse grupo de pacientes pode estar em maior risco cardiovascular”, concluíram os pesquisadores. Por isso, eles destacam a necessidade do desenvolvimento de abordagens que unam a cessação do tabagismo e a perda de peso nesse grupo de pessoas, para prevenir problemas cardiovasculares.

Fonte: ESC Congress 2010. Abstract Book Online. P4011. Agosto de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários