Notícias de saúde

Bebidas alcoólicas aumentam os riscos câncer de mama, confirma estudo

25 de agosto de 2010 (Bibliomed). O consumo de bebidas alcoólicas pode aumentar os riscos de a mulher desenvolver tipos específicos de câncer de mama - o carcinoma lobular e tumores que são positivos para receptores hormonais -, segundo estudo publicado nesta semana no Journal of the National Cancer Institute. De acordo com os autores, o álcool é um fator de risco bem estabelecido para o câncer de mama, e esse é um dos poucos estudos a avaliar os subtipos da doença.

Avaliando dados mais de 87 mil mulheres com idades entre 50 e 79 anos, incluindo quase 3 mil que haviam desenvolvido câncer de mama invasivo, os pesquisadores descobriram que o uso de álcool está mais fortemente relacionado com o risco de carcinoma lobular (nos lóbulos que produzem leite) comparado ao ductal (nos dutos de leite), e associado mais ao câncer de mama com receptor hormonal positivo do que negativo. E os riscos não variavam de acordo com o tipo de bebida alcoólica ingerida pelas participantes.

Segundo os especialistas, esses resultados confirmam descobertas anteriores da associação do consumo de álcool com o risco de câncer de mama com receptor hormonal positivo, e com outros três estudos caso-controle que identificaram forte associação com o câncer lobular. “Descobrimos que mulheres que bebem uma ou mais doses por dia tem o dobro do risco de câncer de mama do tipo lobular, mas nenhum aumento no risco do câncer de mama do tipo ductal”, escreveram os pesquisadores. “É importante notar que o câncer ductal é bem mais comum do que o lobular, representando cerca de 70% de todos os casos de câncer de mama”, completaram.

Devido ao fato de o estudo apresentar algumas limitações - como o fato de o consumo de álcool não ser avaliado desde o início, e sem um acompanhamento mais longo -, os pesquisadores destacam que mais pesquisas são necessárias para confirmar os resultados e os mecanismos envolvidos no possível efeito do álcool sobre o câncer de mama.

Fonte: Journal of the National Cancer Institute. 23 de agosto de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários