Notícias de saúde

Atividades aeróbicas podem ser benéficas para pessoas com artrite, diz estudo

02 de julho de 2010 (Bibliomed). Pacientes com artrite reumatoide que fazem exercícios regularmente podem apresentar uma melhoria na função física, menos dor nas juntas e melhor qualidade de vida, segundo estudo da Universidade de Grenoble, na França. Os autores destacam a importância desses resultados - que sugerem segurança e eficácia das atividades físicas para as pessoas com a doença inflamatória das articulações -, pois muitos pacientes têm receio de que a prática de exercícios possa piorar as dores associadas à doença.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) cerca de 1% da população mundial sofre e artrite, e esses pacientes são 40% mais propensos a relatarem saúde geral ruim e têm duas vezes mais chances de terem limitações físicas por causa da saúde, comparados àqueles que não têm a doença. Por isso, muitos deles são sedentários.

Avaliando 14 estudos, incluindo 510 pacientes que faziam exercícios e 530 sedentários - idades entre 44 e 68 anos, e que sofriam de artrite de um a 16 anos -, os pesquisadores descobriram que pacientes com artrite reumatoide estável podem se beneficiar de exercício aeróbico regular. “O condicionamento cardiorrespiratório parece seguro e seus efeitos, mesmo pequenos, ajudam a reduzir a dor nas juntas e melhorar a função física”, destacaram os autores, em artigo publicado na edição de julho da revista Arthritis Care & Research. E as análises mostraram, ainda, que os exercícios melhoram a qualidade de vida.

“Enquanto estudos anteriores indicavam que os pacientes com artrite reumatoide são bem inativos fisicamente, nosso estudo mostra que exercícios aeróbicos são uma intervenção segura e benéfica para esse grupo. Mais testes são necessários para determinar claramente o impacto clínico do condicionamento cardiorrespiratório no controle da artrite”, concluiu o pesquisador.  Para esses pacientes, o American College of Rheumatology, recomenda 150 minutos por semana de atividades aeróbicas de intensidade moderada, incluindo caminhada, dança e exercícios na água.

Fonte: HealthDay. 28 de junho de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários