Notícias de saúde

Ciclistas com problemas respiratórios devem ser cuidadosos

04 de novembro de 2011 (Bibliomed).  Exercícios aeróbicos trazem diversos benefícios para o corpo, e andar de bicicleta é uma atividade que pode fazer bem para a saúde física e emocional. Porém, pessoas que sofrem de doenças respiratórias devem tomar alguns cuidados antes de começarem a prática, mesmo ela sendo considerada benéfica para quem enfrenta essas condições.

De acordo com o Dr. André Albuquerque, responsável pelo Laboratório de Função Pulmonar do Hospital Sírio Libanês e membro da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), durante o exercício na bicicleta o pulmão e os membros do corpo trabalham em conjunto, o que favorece a respiração.

“Quando uma pessoa pratica atividade física, seu pulmão acaba se expandindo durante o exercício devido à ventilação, o que é muito bom para respirar melhor. Além disso, os sistemas respiratório, cardiovascular e muscular periférico acabam interagindo melhor entre si, proporcionando uma melhora direta na saúde do indivíduo”, ele explica.

Mas em pessoas com doenças respiratórias, exercícios aeróbicos podem causar uma sobrecarga ventilatória. Por isso é essencial que esses pacientes conversem com um pneumologista antes de começarem a prática e mantenham sua doença controlada. Apenas o médico pode ajudar a pessoa a desenvolver um plano de exercícios que não traga riscos. É importante também ter cuidado com o ambiente onde a prática esportiva será realizada, como locais ao ar livre onde a poluição pode complicar a condição.

“Tal sobrecarga se reflete em um desconforto. A pessoa fica mais cansada e com falta de ar, mas acha que o motivo vem apenas do esforço que está sendo feito, o que pode não ser. Na verdade, a consequência do mal estar é justamente a doença respiratória que não está sob controle”, afirma.

Após o inicio da atividade, o paciente deve ficar atento ao seu próprio corpo e procurar um médico caso apareçam sintomas ou a saúde piore.

Fonte: Acontece Comunicação e Notícias, 1 de novembro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários