Notícias de saúde

Chocolate amargo pode ser benéfico contra a cirrose hepática, diz estudo

19 de abril de 2010 (Bibliomed). O chocolate escuro rico em cacau pode, no futuro, ser prescrito para pessoas com cirrose e outros problemas no fígado, segundo estudo espanhol apresentado este mês no Congresso Internacional do Fígado, na Áustria. De acordo com os autores, esse tipo de chocolate reduz a pressão sanguínea no fígado - que pode chegar a níveis perigosos em pessoas com cirrose hepática -, diminuindo os danos aos vasos sanguíneos desses pacientes.

A cirrose é uma séria doença hepática que ocorre como resultado de dano contínuo de longo prazo ao fígado - causada por diversos fatores, incluindo infecção e abuso de álcool. Na cirrose, a circulação no fígado é prejudicada por estresse oxidativo devido à quantidade reduzida de antioxidantes, com os pacientes podendo apresentar, após a alimentação, um aumento na pressão sanguínea nas veias abdominais e no fígado - ou hipertensão portal.

Avaliando 21 pessoas com doença hepática avançada, os pesquisadores descobriram que os pacientes que passaram a consumir chocolate com 85% de cacau apresentaram menor aumento na pressão sanguínea do fígado do que aqueles que ingeriam chocolate branco. “Esse estudo mostra uma clara associação entre comer chocolate escuro e (menor) hipertensão portal, e demonstra a potencial importância de melhorias no controle de pacientes cirróticos”, disse o pesquisador Mark Thursz, do Imperial College de Londres.

O estudo segue a linha de diversas outras pesquisas que indicam benefícios dos chocolates, principalmente para a saúde cardiovascular. Os especialistas acreditam que a razão dessa proteção é a grande quantidade de antioxidantes chamados flavonoides nesses alimentos, que ajudam a relaxar e ampliar o interior dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação do sangue. Entretanto, mais estudos são necessários para confirmar os efeitos do cacau no fígado e para desenvolver abordagens terapêuticas baseadas nos resultados.

Fonte: EurekAlert. Public release. 15 de abril de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários