Notícias de saúde

Secura vaginal tem tratamento!

07 de março de 2024 (Bibliomed). Mulheres na pós-menopausa ou na perimenopausa são frequentemente prejudicadas pela secura vaginal, o que pode prejudicar uma vida sexual saudável. Acontece que essa situação pode ser facilmente resolvida.

A secura vaginal ocorre porque próximo e após à menopausa o corpo produz menos estrogênio, um hormônio cuja uma das funções é manter a lubrificação, elasticidade e espessura da vagina. Com isso, as mulheres podem sofrer com adelgaçamento, ressecamento e inflamação das paredes vaginais, resultando em irritações e dores durante o sexo.

A boa notícia é que existem ferramentas disponíveis para tratar a condição. É possível encontrar no mercado opções de hidratantes e lubrificantes vaginais, que são aplicados durante a relação sexual para aliviar dor e irritação. A compra desses hidratantes e lubrificantes não necessitam de receita médica, mas o aconselhado é que eles sejam à base de água.

Existem os cremes de estrogênio em baixas doses, medicamentos que podem ser dispensados por anel vaginal ou comprimidos, mas é importante que as mulheres conversem com seus médicos sobre o uso desses.

Um conselho que ginecologistas dão para manter a o tecido vaginal saudável após a menopausa é: faça sexo! Ou masturbe-se, pois a estimulação sexual faz com que o corpo produza mais lubrificação!

Fonte: Mount Sinai Health System.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários