Notícias de saúde

Gene da esquizofrenia pode reduzir o risco de câncer, indica estudo

22 de janeiro de 2010 (Bibliomed). Pessoas que apresentam uma forma específica de um gene que as colocam mais suscetíveis a desenvolver a esquizofrenia podem estar protegidas contra algumas formas de câncer, segundo estudo recentemente publicado no American Journal of Psychiatry. Avaliando 21 polimorfismos de base única em 173 pacientes e 137 pessoas saudáveis, os pesquisadores do Instituto Feinstein de Pesquisas Médicas, nos EUA, descobriram mais evidências que sugerem uma intrigante relação entre os genes relacionados ao câncer e a suscetibilidade para esquizofrenia.

“Apesar do aumento da exposição aos fatores de risco para o câncer, diversos estudos têm demonstrado uma menor incidência de câncer em pacientes com esquizofrenia do que na população geral”, ressaltaram os autores na revista científica. “Menores taxas de câncer em parentes de primeiro grau de pacientes com esquizofrenia sugerem que a relação inversa entre câncer e esquizofrenia pode estar relacionada a fatores genéticos”, acrescentaram.

Com as análises genéticas, os cientistas descobriram que diversas variedades do gene MET, que estão ativadas em diversos tipos de tumor, influenciam o risco de esquizofrenia, assim como a habilidade cognitiva geral. Porém eles destacam que ainda não está claro como alguns genes aumentam o risco de esquizofrenia, enquanto reduzem a propensão à desenvolver algumas formas de câncer.

De acordo com os autores, as pesquisas da relação do autismo com esses genes podem fornecer algumas pistas dessa relação genética entre a esquizofrenia e o câncer. Eles destacam que variantes do gene MET são ativadas quando tumores se desenvolvem, e pode aumentar as chances de as células cancerosas se multiplicar e infiltrar em outros tecidos; mas a ativação desse gene é importante também para o “neurodesenvolvimento” normal – com a redução de sua atividade sendo associada ao autismo. Assim, os pesquisadores acreditam que mais pesquisas devem investigar esse mecanismo para descobrir como a esquizofrenia reduz o risco de câncer.

Fonte: American Journal of Psychiatry. 15 de janeiro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários