Notícias de saúde

Poluição do ar pode aumentar os riscos de pneumonia entre os idosos, diz estudo

24 de dezembro de 2009 (Bibliomed). A exposição prolongada dos idosos a altos níveis de poluição do ar pode aumentar seus riscos de serem hospitalizados por causa de pneumonia, segundo estudo da Universidade de McMaster, no Canadá. De acordo com os autores, a poluição emitida pelos veículos automotores e indústrias pode ter um impacto significativo na saúde cardiorrespiratória dos idosos e aumentar os casos de hospitalização.

Avaliando dados de 365 idosos que haviam sido hospitalizados com confirmação de pneumonia entre julho de 2003 e abril de 2005 e de outras pessoas da mesma vizinhança dos pacientes – assim como dados sobre a qualidade do ar –, os pesquisadores descobriram que a exposição por mais de 12 meses a altos níveis de dióxido de nitrogênio e material particulado inalável mais do que dobrava suas chances de internação por causa da doença. A exposição ao dióxido sulfúrico, por outro lado, não estava associado com esse risco.

Em artigo que será publicado na edição de janeiro do American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, os especialistas destacam que cerca de 600 mil pessoas são hospitalizadas por causa da pneumonia todos os anos nos Estados Unidos. E a doença é a maior causa de morte de idosos no país. Segundo os autores, os resultados evidenciam o papel da poluição causada pelas indústrias e pelo tráfego na saúde pulmonar dos idosos. “A melhor forma de lidar com esse tipo de poluição do ar é limpar as fontes e reduzi-lo em áreas onde ela é alta”, destacaram os autores. “Esse é um sério problema de saúde pública que precisa ser tratado em nível social”.

Fonte: American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine. Edição prévia de 01 de janeiro de 2010.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários