Notícias de saúde

Atividades físicas melhoram desempenho escolar das crianças, diz pesquisa

14 de dezembro de 2009 (Bibliomed). Mais um estudo traz evidências de que a prática de atividades físicas pode refletir positivamente nas notas escolares de crianças e adolescentes. Publicados na edição de dezembro do Journal of Pediatrics, os resultados de uma pesquisa recentemente realizada na Suécia indicam que, entre as meninas, a realização de atividades físicas vigorosas pode estar associada com um melhor desempenho acadêmico; e, entre os meninos, o condicionamento aeróbico pareceu ter uma influência nesse sentido.

Pesquisadores da Suécia e Holanda avaliaram as associações entre os níveis de intensidade de atividade física de forma objetiva e o desempenho acadêmico, e determinaram se o condicionamento cardiovascular seria um mediador dessa relação. Foram coletados dados de 232 estudantes suecos do 9° ano, com média de idade de 16 anos, para avaliação das notas escolares, da adolescência, dobras cutâneas, condicionamento cardiovascular e atividade física.

As análises indicaram que o desempenho acadêmico esteve associado com uma atividade física vigorosa em garotas, sem ser mediada pelo condicionamento aeróbico. Entre os meninos, por sua vez, o desempenho acadêmico esteve associado com a fase puberal, sendo mediado apenas pelo condicionamento físico. "Esses resultados sugerem que a atividade e o condicionamento físico podem ser benéficos para o desempenho escolar. Futuros estudos precisarão focar em intervenções para melhorar a atividade e o condicionamento, para determinar se isto resulta em melhor performance acadêmica", concluíram os pesquisadores.

Fonte: The Journal of Pediatrics. Dezembro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários