Notícias de saúde

Estudo associa depressão materna a piores sintomas de asma na criança

23 de novembro de 2009 (Bibliomed). A depressão materna pode agravar os sintomas de asma da criança, segundo estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. De acordo com os autores, porém, o contrário não acontece – a frequência das crises de asma do filho parece não afetar a depressão da mãe.

Avaliando dados de 262 mães de crianças afroamericanas com asma, os pesquisadores descobriram que as crianças cujas mães apresentavam mais sintomas depressivos tiveram, com maior frequência, sintomas da doença respiratória durante os seis meses de estudo. Da mesma forma, filhos de mulheres com sintomas menos intensos do problema de saúde mental tinham menos asma.

"Embora nossa pesquisa não tenha sido desenvolvida para medir apenas quanto a depressão de uma mãe aumenta a freqüência dos sintomas da criança, um claro padrão emergiu no qual este último seguiu o primeiro", explicou a pesquisadora Kristin Riekert. "Intuitivamente, isso pode parecer que nós estamos lidando com a situação de ‘quem nasceu primeiro – o ovo ou a galinha’, mas nosso estudo sugere o contrário. O fato de que a depressão da mãe não foi afetada pela frequência dos sintomas da criança, realmente, pegou-nos desprevenidos, mas também sugeriu qual fator veio primeiro", complementou a especialista.

Fonte: Journal of Pediatric Psychology. 22 de outubro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários