Notícias de saúde

Controlar o colesterol pode ajudar a prevenir câncer, indicam estudos

05 de novembro de 2009 (Bibliomed). Homens com baixos níveis de colesterol total são menos propensos a ter câncer de próstata de alto grau – uma forma mais agressiva da doença e de pior prognóstico –, segundo estudo da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, nos Estados Unidos. Em estudo com 5,5 mil homens com mais de 55 anos de idade, os pesquisadores observaram que aqueles com menos de 200mg/dl de colesterol total tinham 59% menor risco de ter o câncer.

"Por muitas razões, sabemos que é bom ter os níveis de colesterol dentro da normalidade", destacou a pesquisadora Elizabeth Platz, líder do estudo. "Agora, temos mais evidências de que entre os benefícios do colesterol baixo pode estar um menor risco de um câncer de próstata potencialmente letal", completou a especialista, destacando que o câncer de próstata de alto grau é menos comum do que o normal, mas evolui mais rapidamente.

Os resultados combinam com estudos do mesmo grupo de pesquisadores inicialmente publicados no ano de 2008, que associam o uso das drogas de controle do colesterol, estatinas, a um menor risco de câncer de próstata avançado. Porém, os autores alertam que, mesmo que eles tenham considerado fatores que poderiam influenciar os resultados – como tabagismo, peso, histórico familiar e colesterol na dieta –, outros aspectos poderiam afetar a pesquisa – como o fato de tomar estatinas no momento da coleta de sangue.

Publicado na edição de novembro da revista especializada Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, o estudo é acompanhado por artigo do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos que sugere que menores níveis de colesterol no homem podem reduzir em 15% os casos gerais de câncer. "O colesterol pode afetar as células de câncer em um nível que influencia os processos chave de sinalização que controlam a sobrevivência dessas células", explicou Elizabeth Platz. "As células de câncer usam esses processos de sobrevivência para escapar do ciclo normal de vida e morte celular", concluiu.

Fonte: Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention. 03 de novembro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários