Notícias de saúde

Consumo excessivo de café aumenta o risco de arritmias cardíacas, diz estudo

11 de setembro de 2009 (Bibliomed). Diversos estudos indicam que o consumo de café pode trazer muitos benefícios para a saúde, incluindo a prevenção a problemas cardíacos e à doença de Alzheimer. Porém um novo estudo apresentado este mês no encontro anual da Sociedade Europeia de Cardiologia indica que o consumo excessivo da bebida sem uma alimentação saudável aumenta os riscos de fibrilação atrial, uma das formas mais comuns de distúrbio no ritmo cardíaco, que aumenta o risco de derrames e outros problemas cardiovasculares.

Comparando a dieta de pacientes diagnosticados com a arritmia cardíaca com a alimentação de pessoas sem o problema, os pesquisadores notaram que os pacientes com fibrilação atrial eram menos propensos a seguir uma dieta mediterrânea – rica em frutas, hortaliças, peixe, grãos integrais e azeite de oliva – e consumiam a maior parte de seus antioxidantes através do café, enquanto o outro grupo ingeria mais frutas e verduras.

De acordo com os pesquisadores os maiores bebedores de café tinham mais chances de ter fibrilação atrial do que aqueles que consumiam menos cafeína. "Nosso estudo sugere que o consumo excessivo de café aumenta o risco de arritmias em pessoas sem doença cardíaca aparente", conclui a especialista Anna Vittoria Mattioli, da Universidade de Modena, na Itália.

Fonte: European Society of Cardiology. 30 de agosto de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários