Notícias de saúde

Mulheres podem ter dificuldades de aprendizado na transição para a menopausa

28 de maio de 2009 (Bibliomed). Um estudo publicado esta semana na revista científica Neurology indica que as mulheres podem ter mais dificuldade de aprendizado no período que antecede a menopausa do que em outros estágios da vida. Em estudo com mais de 2,3 mil mulheres com idades entre 42 e 52 anos, pesquisadores da Universidade da Califórnia observaram que mulheres nessa fase têm mais dificuldade em relação à memória verbal e na velocidade de processamento de informações.

No estudo, foram avaliadas mulheres na pré-menopausa (sem mudanças nos períodos menstruais), no início da perimenopausa (irregularidade menstrual sem lacunas de três meses), no final da perimenopausa (sem menstruação por três a 11 meses) e pós-menopausa. Elas foram submetidas a testes de memória verbal, memória de trabalho, e da velocidade de processamento.

Os resultados indicaram uma melhora na velocidade de processamento após repetidos testes durante a pré-menopausa, o início da perimenopausa e na pós-menopausa. Mas as taxas de melhora no final da perimenopausa eram bem menores. Em relação à velocidade de processamento mental, foi observada a mesma tendência – no final da perimenopausa, a taxa de melhora era de apenas 29% em relação à taxa observada na pré-menopausa.

As análises mostraram também que nesse período de transição para a menopausa, as mulheres teriam dificuldades de aprendizado em memória verbal. Nessa fase, a taxa de melhora alcançava apenas 7% do desenvolvimento que as mulheres apresentavam na pré-menopausa.

“Esses resultados de testes na perimenopausa concordam com as dificuldades anteriormente auto-relatadas – 60% das mulheres afirmam que têm problemas de memória durante a transição para a menopausa”, destacou o pesquisador Gail Greendale, da Universidade da Califórnia. A boa notícia, segundo ele, é que esses problemas parecem ser temporários.

Segundo os autores, outra fase do estudo indicou que as mulheres que tomam os hormônios estrogênio e progesterona antes da menopausa podem reduzir os problemas na memória verbal e na velocidade de processamento. Mas, após esse período, tomar os hormônios pode apresentar efeitos negativos. Entretanto, mais estudos são necessários para confirmação.

Fonte: EurekAlert. Public release. 25 de maio de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários