Notícias de saúde

Pesquisadores desenvolvem perfil molecular da endometriose

05 de junho de 2023 (Bibliomed). Mudanças de humor. Ondas de calor. Suor noturno. Sono ruim. Todos esses são sintomas debilitantes da menopausa, mas agora uma nova pesquisa sugere que eles podem começar muito antes de a mulher parar de menstruar.

Durante e ao redor da menopausa, a produção do hormônio feminino estrogênio diminui. As mulheres nos Estados Unidos geralmente passam pela transição da menopausa entre 40 e 58 anos, de acordo com a North American Menopause Society (NAMS).

O tempo imediatamente antes da menopausa é conhecido como perimenopausa. Em contraste, o estágio reprodutivo tardio precede a perimenopausa e é caracterizado por mudanças sutis na extensão, duração e fluxo do ciclo menstrual. É quando a fertilidade começa a diminuir e os padrões hormonais começam a flutuar.

Para o estudo, realizado na University of North Carolina, nos Estados Unidos, mais de 350 mulheres de língua espanhola com idades entre 35 e 55 anos completaram uma pesquisa sobre seus padrões de ciclo menstrual e sintomas às vezes associados à menopausa.

O que os pesquisadores encontraram? Uma proporção semelhante de mulheres no estágio reprodutivo tardio e no grupo de transição da menopausa relataram 8 dos 18 sintomas comuns da menopausa, incluindo distúrbios do sono, esquecimento, dificuldade de concentração, fadiga, irritabilidade, ansiedade, tristeza, dor de cabeça e frequência urinária, urgência ou vazamento.

Distúrbios do sono, como dificuldade em adormecer ou acordar no meio da noite, encabeçaram a lista de sintomas para mulheres em ambos os grupos.

As mulheres no estágio reprodutivo tardio eram menos propensas a relatar problemas musculoesqueléticos e diminuíram o interesse por sexo do que as mulheres na menopausa. Ambos os grupos de mulheres disseram que seus sintomas interferiram em seus relacionamentos e na qualidade de vida geral.

Embora o estudo tenha incluído apenas mulheres de língua espanhola, os pesquisadores relataram descobertas semelhantes em mulheres de língua inglesa em 2021.

Fonte: Nature Genetics. DOI: 10.1038/s41588-022-01254-1.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários