Notícias de saúde

Ginseng pode ter propriedades anti-inflamatórias, indica estudo

14 de maio de 2009 (Bibliomed). A erva ginseng, muito usada na tradicional medicina chinesa, tem efeitos anti-inflamatórios, segundo estudo da Universiudade de Hong Kong, na China. De acordo com os autores, a planta contém sete constituintes – chamados ginsenosídeos – que apresentam efeitos imunossupressores.

“O papel anti-inflamatório do ginseng pode ser por causa dos efeitos combinados desses ginsenosídeos, ‘atacando’ diferentes níveis de atividade imunológica, o que contribui para as diversas ações do ginseng em humanos”, explicou o pesquisador Allan Lau.

No estudo, os cientistas trataram células imunológicas humanas com diferentes extratos de ginseng em laboratório. E, de nove compostos identificados, sete poderiam seletivamente inibir a expressão do gene inflamatório CXCL-10. Além disso, o extrato com todos os compostos misturados eram mais eficazes em bloquear a inflamação do que cada componente isolado.

“Mais estudos serão necessários para examinar os efeitos potenciais dos ginsenosídeos no controle das doenças inflamatórias agudas e crônicas em humanos”, destacou o autor. Porém, as descobertas teriam o potencial de abrir novas possibilidades de tratamento para diversos problemas de saúde, e para incentivar as pesquisas com ervas medicinais usando sofisticadas tecnologias de purificação.

Fonte: Journal of Translational Medicine. 14 de maio de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários