Notícias de saúde

Educação nutricional é essencial para o controle do diabetes

13 de abril de 2009 (Bibliomed). A educação nutricional é muito importante e pode ser eficaz para o controle do diabetes, segundo estudo apresentado este mês no 3º Congresso Internacional sobre Pré-diabetes e Síndrome Metabólica. Segundo os autores, para esses pacientes, “há uma necessidade de reavaliações periódicas da ingestão de energia e da estrutura da dieta para adaptá-las às recomendações individuais”.

A análise dos resultados da implementação de um programa de educação nutricional em uma região da Romênia mostrou que as pessoas que entendiam e realizavam as mudanças recomendadas na alimentação apresentavam melhor controle metabólico, prevenindo as complicações do diabetes.

No estudo, foram incluídos 894 pacientes registrados como novos casos de diabetes entre agosto e outubro de 2007 na cidade romena de Iasi. Eles foram avaliados e educados sobre a doença, os benefícios de um estilo de vida saudável e sobre qualidade e estrutura da dieta. E responderam ao questionário de frequência alimentar no diagnóstico e seis meses depois.

A tendência geral mostrada foi da aplicação das recomendações para uma alimentação saudável pelos pacientes. “A maioria dos participantes reduziu a ingestão diária de calorias e dividiu o consumo de alimentos em mais refeições – de duas a três para cinco a seis refeições por dia”, destacaram os autores. E o mais importante da redução das calorias foi que ela ocorreu com a diminuição do consumo de lipídios e aumento da ingestão de fibras.

“A educação nutricional se revela um método essencial no controle das pessoas com diabetes”, concluíram os autores, destacando a necessidade de um acompanhamento, pelos profissionais de saúde, aos pacientes diabéticos em programas de dietas.

Fonte: Journal of Diabetes. Edição especial. Abril de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários