Notícias de saúde

Obesidade na Mira do Governo

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 97, indicou que cerca de 7% dos homens e 12,5% das mulheres são obesos no país. Se forem somados a esses números a quantidade de brasileiros com excesso de peso, o percentual da população com peso acima da faixa saudável sobe para 38%. Pelas estimativas do governo, as doenças causadas pela obesidade elevam em R$ 1,5 bilhão os gastos anuais de saúde pública no Brasil.

De acordo com um estudo da Universidade de São Paulo (USP), pessoas com maior nível de educação e acesso à informação têm menores chances de serem obesos, independente de classe social. Esta relação é mais evidente no caso das mulheres, o que mostra a importância dos consumidores terem o máximo de informações possíveis a respeito do valor nutricional dos alimentos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento de mulheres obesas pode estar ligada ao efeito do Plano Real – o suposto aumento da capacidade de consumo – e a mudança dos hábitos alimentares dos brasileiros.

A obesidade e o consumo de gorduras e colesterol são fatores de risco importantes para as doenças do coração, alguns tipos de câncer e diabetes. Estas doenças são, hoje, a principal causa de morte na população adulta brasileira e afetam cada vez mais jovens. Pelas estimativas do governo, as doenças causadas pela obesidade elevam em R$ 1,5 bilhão ao ano os gastos com saúde pública no país.

O Ministério da Saúde está lançando uma campanha nacional contra a obesidade, que começa pela exigência de que os alimentos embalados tenham, em seus rótulos, uma lista com as informações nutricionais. Haverá, ainda, publicidade para o controle da obesidade e mutirão para identificar diabetes entre pessoas com mais de 50 anos. O teste para detectar a doença é feito a partir de um pequeno furo no dedo para a coleta de sangue e deve começar a partir do ano que vem.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários