Notícias de saúde

Componente da soja pode reduzir efeitos da menopausa, indica estudo

13 de abril de 2009 (Bibliomed). Um componente da soja, chamado agliconas de isoflavonas pode trazer benefícios contra os efeitos negativos da menopausa, segundo estudo da Universidade Nacional de Chiayim, em Taiwan. Em testes com ratazanas na menopausa, esse composto reduziu o colesterol, aumentou as propriedades antioxidantes no fígado e preveniu a degeneração do revestimento da vagina.

“As isoflavonas agliconas, em si, têm fracas propriedades estrogênicas, mas mostramos aqui que as síndromes relacionadas à menopausa podem ser evitadas ou melhoradas pela suplementação alimentar com compostos que as contêm”, explicaram os autores, acrescentando que os efeitos observados em ratazanas sem o útero poderiam ser similares em mulheres na menopausa.

No estudo, em comparação com animais do grupo controle, aqueles sem o útero e que se alimentaram de dieta rica nesses compostos apresentaram melhora nas propriedades antioxidantes e no perfil lipídico – redução no colesterol “ruim” (LDL) e aumento no colesterol “bom” (HDL). E, segundo os autores, esses efeitos poderiam ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.

Baseados nos resultados, os pesquisadores esperam que a suplementação de soja possa ser uma alternativa à terapia de reposição hormonal, que tem se mostrado eficaz na redução dos sintomas da menopausa, mas que pode apresentar alguns efeitos colaterais graves.

Fonte: EurekAlert. 08 de abril de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários