Notícias de saúde

Taxa de artrite reumatóide cresce muito entre as mulheres, indica estudo

1° de abril de 2009 (Bibliomed). Após uma redução em 40 anos, as taxas de artrite reumatóide entre as mulheres começam a aumentar de forma preocupante, segundo estudo apresentado em fevereiro no encontro anual do American College of Rheumatology. E, de acordo com os autores, “as rápidas mudanças na incidência é sugestiva de fatores ambientais”.

A artrite reumatóide é uma condição inflamatória crônica das articulações causada quando o sistema imunológico ataca os próprios tecidos, causando danos e dor. Afeta mais de 21 milhões de pessoas em todo o mundo e cerca de um milhão de pessoas apenas no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

No estudo, os pesquisadores avaliaram dados de todos os residentes de Olmsted County, Minnesota, desde o nascimento ou mudança para o lugar, até sua morte ou saída da cidade. E descobriram que a incidência de artrite entre as mulheres, que havia reduzido no período entre 1955 e 1994, alcançando 36 novos casos por 100 mil pessoas, teve um aumento considerável entre 1995 e 2005 – 54 por 100 mil. Entre os homens, ela permaneceu em 29 por 100 mil.

Enquanto estudos anteriores sugeriam que a prevalência da doença havia diminuído de 2,1 milhões no ano 1995 para 1,3 milhões, o novo levantamento indicou que houve um aumento na prevalência, passando de 0,85% da população para 0,95%. E, com esse crescimento do número de novos casos, os especialistas acreditam que a prevalência aumentará ainda mais.    

Os especialistas pretendem, agora, analisar dados com base na “severidade da doença, com o objetivo de determinar se o aumento da incidência reflete um acréscimo no número de casos leves ou de casos graves”. Além disso, eles vão analisar os fatores de risco, buscando descobrir os responsáveis pela mudança na incidência.

Fonte: American College of Rheumatology/Association of Rheumatology Health Professionals Meeting. Fevereiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários