Notícias de saúde

Estudo associa anestesia a problemas de aprendizado na infância

26 de março de 2009 (Bibliomed). Crianças que passam por múltiplas cirurgias sob anestesia durante os primeiros três anos de vida estão sob maior risco de ter problemas de aprendizado mais tarde, segundo estudo da Mayo Clinic, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, diversos estudos com animais mostram que as drogas anestésicas podem causar problemas ao cérebro de animais mais jovens. E este é o primeiro trabalho a avaliar esse efeito em humanos.

Avaliando mais de 5,3 mil crianças nascidas no período entre 1976 e 1982, os pesquisadores descobriram que, embora a exposição a uma anestesia não seja perigosa, mais de uma anestesia quase dobrava o risco de a criança ser identificada como tendo problemas de aprendizado antes dos 19 anos. E o risco aumentava quanto mais longa fosse a duração da anestesia.

“É muito importante que pais e familiares entendam que, apesar de vermos uma clara diferença na frequencia de distúrbios de aprendizado em crianças expostas à anestesia, não sabemos se essas diferenças são realmente causadas pela anestesia”, destacou o pesquisador Randall Flick.

“Não está claro se é o anestésico, o estresse psicológico da cirurgia ou, talvez, os problemas médicos que exigem a realização da cirurgia que são os responsáveis pelos distúrbios de aprendizado”, completou o líder do estudo, Robert Wilder.

Por isso, os pesquisadores recomendam que os médicos e pais considerem também esse fator na decisão de se realizar procedimentos cirúrgicos em crianças pequenas. Eles destacam que as alternativas a esses medicamentos são limitadas, e, certamente, é inaceitável a realização de cirurgias sem o uso apropriado da anestesia. Assim, “mais estudos são necessários antes de se concluir que a anestesia, por si mesma, causa problemas”.

Fonte: Mayo Clinic. Press release. 24 e março de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários