Notícias de saúde

É saudável dar mamadeira para o bebê antes de dormir?

19 de julho de 2023 (Bibliomed). Estudo publicado no Journal of Pediatrics investigou a associação da alimentação com o sono durante a infância e os subsequentes problemas de saúde na infância.

Na pesquisa, as informações foram coletadas dos pais das crianças que participaram da pesquisa nacional de triagem de saúde quando a criança tinha 9 a 12 meses de idade. O grupo de exposição incluiu participantes que foram alimentados para dormir. O desfecho primário foi internação hospitalar por todas as causas (internação, internação em UTI ou anestesia geral) após os 24 meses de idade. Os desfechos secundários foram doenças subsequentes da infância (adenoidectomia e/ou amigdalectomia, pólipo nasal, rinite alérgica, otite média aguda, asma, pneumonia e pneumonia por aspiração) e estado de crescimento (medido por escores z de peso e altura para a idade).

O grupo do estudo consistiu em 224.075 crianças que participaram do programa de triagem de saúde, 29.392 das quais (13,1%, sendo 51% delas do sexo masculino) foram alimentadas para dormir. A exposição foi associada a um risco aumentado de hospitalização por todas as causas após os 24 meses de idade, mas não à admissão em unidade de terapia intensiva ou anestesia geral. A exposição também foi relacionada à adenoidectomia e/ou amigdalectomia, cárie dentária, asma, pneumonia, sobrepeso e obesidade.

O estudo concluiu que vários resultados adversos à saúde foram relacionados à alimentação para dormir durante a primeira infância.

Fonte: The Journal of Pediatrics. DOI: 10.1016/j.jpeds.2022.11.042.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários