Notícias de saúde

Muitos pais temem que as crianças peguem COVID-19 na escola

10 de agosto de 2020 (Bibliomed). Durante a pandemia do novo coronavírus, SARS-CoV-2, muitas escolas interromperam suas aulas presenciais ou adotaram o sistema on-line para não cessar por completo as atividades. Com o ritmo de contaminação diminuindo em alguns países, as autoridades estudam a possibilidade de reabrir as escolas. Contudo, muitos pais temem que seus filhos se contaminem na escola e transmitam o vírus para membros mais vulneráveis da família.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Nationwide Children's Hospital, nos Estados Unidos, mais de 40% dos pais teme que o retorno das aulas presenciais ocasione a contaminação de seus filhos e, consequentemente, de outros membros da família.

Pouco menos de 40% temem que seus filhos fiquem atrasados ??academicamente e socialmente se o aprendizado on-line continuar sendo a norma quando o ano letivo começar. No hemisfério norte, o ano letivo começa entre agosto e setembro, e termina entre maio e junho.

Os pesquisadores analisaram cerca de 700 pais com crianças no jardim de infância até a 12ª série nos Estados Unidos, entre 18 e 22 de junho, para descobrir com o que eles estão mais preocupados. No geral, 90% dos pais pesquisados ??disseram ter "preocupações", enquanto quase metade disse que havia muitas "incógnitas", como se as crianças precisarão usar máscaras, disseram os pesquisadores.

Quarenta e quatro por cento dos pais teme que seus filhos peguem o COVID-19 na escola e o espalhem para os membros da família quando chegarem em casa, e 37% disseram que temem que seus filhos sejam expostos a germes na escola.

Entre os pais que responderam à pesquisa, 38% se perguntaram se seus filhos ficariam para trás academicamente se o aprendizado on-line continuar e 36% expressaram preocupações sobre os desafios associados ao aprendizado on-line, descrevendo-o como um "ambiente de aprendizado difícil". Além disso, 36% disseram estar preocupados com o "bem-estar emocional" de seus filhos caso as escolas continuem fechadas, sugerindo que eles podem ter "problemas em se sentir conectados" se as aulas forem realizadas on-line. Apenas 5% dos pais pesquisados ??disseram não ter preocupações com o retorno das aulas presenciais, indicou a pesquisa.

Para os pesquisadores, esses resultados mostram que, além de tomar precauções para impedir a disseminação do COVID-19, também é importante focar nas implicações para a saúde mental de estudantes familiares. Eles esperam usar as descobertas para moldar programas clínicos projetados para ajudar pais e filhos a lidar com qualquer escolaridade que ocorra durante a pandemia.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2020.13807.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários