Notícias de saúde
03 de março de 2009 (Bibliomed). A gripe resulta em gastos anuais de bilhões de dólares, nos Estados Unidos, em perdas financeiras e em dias de trabalho perdidos, segundo especialistas da Associação Americana do Pulmão. Apesar desse peso econômico da doença, segundo a associação, as taxas de vacinação no país permanecem muito baixas, principalmente entre as pessoas em idade produtiva.
Estudos recentes estimam 75 milhões de perdas de dias de trabalho em um ano, e cerca de 200 milhões de dias de atividades restritas por causa da doença, que pode ser prevenida por vacinação. E as perdas econômicas por causa da doença não seriam muito diferentes no Brasil.
Um levantamento dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) indica que aproximadamente 226 mil pessoas no país são hospitalizadas todos os anos com complicações da influenza, e uma média de 36 mil pessoas morre de gripe, incluindo 100 crianças.
Para prevenir a disseminação da gripe e seu impacto econômico, os especialistas recomendam que as empresas realizem a vacinação anual de seus funcionários. “É importante que nossa equipe seja vacinada contra a gripe porque ela é facilmente disseminada entre os funcionários, e também em casa para os membros mais vulneráveis da família”, destacou Laura Bertalan, da Associação Americana do Pulmão.
Fonte: PRNewswire. 24 de fevereiro de 2009.
Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.
Veja também