Notícias de saúde

Homens sofrem mais com doença pulmonar crônica, indica estudo

13 de fevereiro de 2009 (Bibliomed). Os homens são mais propensos do que as mulheres a serem hospitalizados e morrer por doença pulmonar obstrutiva crônica, segundo estudo publicado na revista científica Respirology. Em estudo realizado na região Ásia-Pacífico, pesquisadores canadenses descobriram que o problema respiratório – que inclui bronquite crônica e enfisema pulmonar – é mais grave entre os homens.

“O crescimento global da COPD (sigla em inglês para doença pulmonar obstrutiva crônica) é particularmente dramático na Ásia-Pacífico, onde dois reconhecidos fatores de risco para COPD – o fumo do tabaco e poluição do ar em ambientes fechados – são altamente prevalentes e são contribuintes significativos para a morte e o peso da doença”, escreveu o pesquisador Wan C. Tan.

Avaliando as estatísticas nacionais de saúde da região entre os anos de 1991 e 2004, os pesquisadores observaram que, em 2003, as taxas de morte para homens variaram entre 6,4 e 9,2 por 10 mil, enquanto os números para as mulheres eram bem menores – entre 2,1 e 3,5 por 10 mil.

Os resultados indicaram também que as doenças associadas ao problema eram mais frequentes entre os homens. As taxas variavam de 32,6 a 334,7 por 10 mil, contra apenas 21,2 a 129 por 10 mil entre as mulheres.

Baseados nos resultados, que indicam um crescimento do peso da doença na região, os especialistas concluíram que há a “necessidade de mais estudos intensivos e análises para o conhecimento da doença e suas causas”. Segundo os especialistas, “é também importante reforçar a importância de persistentes estratégias anti-fumo entre os indivíduos”.

Fonte: Respirology. Janeiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários