Notícias de saúde

Problemas na bexiga atrapalham a vida sexual dos homens, indica estudo

30 de janeiro de 2009 (Bibliomed). A presença de disfunção sexual, incluindo a impotência, é maior em homens com sintomas do trato urinário inferior, como bexiga hiperativa, segundo estudo da Universidade da Carolina do Norte. A bexiga hiperativa é uma alteração funcional da bexiga marcada por sintomas como necessidade urinar mais de oito vezes por dia, urgência em urinar e incontinência.

No novo estudo, avaliando mais de mil homens – metade deles com bexiga hiperativa –, os pesquisadores observaram significativamente mais casos de atividade sexual reduzida entre aqueles com os sintomas urinários (14%, contra 4% dos homens do grupo controle).

Entre os sexualmente ativos, aqueles que apresentavam o problema na bexiga eram significativamente mais propensos a ter disfunção erétil, comparados com o outro grupo. E a prevalência da impotência desse grupo seria similar à de homens com hipertensão ou diabetes.

Os pesquisadores destacam que outro problema enfrentado por esses pacientes é a perda de libido e satisfação. “Significativamente mais casos (pacientes com bexiga hiperativa) (15%) relataram aproveitamento reduzido da atividade sexual por causa dos sintomas urinários em relação aos controles (2%), e significativamente menos casos estavam satisfeitos com sua vida sexual (81% contra 90%)”, explicaram os autores.

Fonte: UroToday. 28 de janeiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários