Notícias de saúde

Câncer bucal será tema de campanha em São Paulo

Belo Horizonte, 04 de Fevereiro de 2002 (Bibliomed). A Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) promove, até hoje, uma ampla campanha de prevenção do câncer de boca. Participam da iniciativa profissionais de diversas instituições de ensino que atendem a população em consultórios montados na sede da APCD. O trabalho é voluntário e o serviço gratuito.

A idéia da campanha surgiu durante 20º Congresso de Odontologia, realizado recentemente em São Paulo. A maioria da população simplesmente desconhece os riscos e os sintomas do câncer bucal. Muitas vezes, manchas vermelhas ou brancas, pequenas feridas que não doem e não incomodam podem ser um sinal de problema. Sem dar atenção a esses sinais, que muitas vezes são do câncer bucal, as pessoas deixam a doença evoluir fazendo com que as chances de cura sejam cada vez menores.

Se detectado precocemente, as chances de cura para o câncer de boca chegam 80%. Segundo Norberto Sugaya, professor de odontologia da Universidade São Paulo, existe uma grande disparidade no prognóstico. Os cânceres que são diagnosticados logo no início são curados. Entretanto, em serviços onde o paciente descobre tardiamente a doença, o número de óbitos é alto.

Além de verificar a presença de manchas e feridas, os dentistas também analisam a ocorrência de outros problemas odontológicos encaminhando os pacientes para exames e tratamento.

O fumo é um dos principais fatores para a ocorrência do câncer bucal. Sugaya lembra que , nos últimos anos, a incidência de mulheres com câncer de boca tem crescido consideravelmente, justamente por causa do cigarro. Há 30 anos, a doença atingia homens, predominantemente. Hoje, a proporção é de três casos de homens para um de mulher. São diagnosticados por ano 10,5 mil novos casos de câncer bucal no Brasil . Metade deles é detectada já em estágio avançado.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários