Notícias de saúde

Jovens que vêem muito conteúdo sexual na TV são mais propensos à gravidez

24 de dezembro de 2008 (Bibliomed). Um estudo publicado na edição de dezembro da revista Pediatrics indica que adolescentes que vêem muito conteúdo de sexo explícito na televisão têm duas vezes mais chances de ficarem grávidas, ou de engravidar alguém, antes dos 20 anos de idade. De acordo com os autores, crianças e adolescentes que assistem a conteúdos sexualmente sugestivos na TV são mais propensos a iniciar a vida sexual mais cedo.

Avaliando dados de pesquisa realizada por telefone e de um acompanhamento de três anos de mais de 2 mil jovens com idades entre 12 e 17 anos, os pesquisadores observaram que aqueles mais expostos a “altos níveis de conteúdo sexual televisivo” eram muito mais propensos a uma gravidez.

No estudo, os pesquisadores consideraram todos os tipos de programas populares classificados como teens, desde as tradicionais séries americanas a reality shows. E levaram em conta conteúdos que apresentam desde um beijo apaixonado a discussões sobre desejos sexuais, de relações sexuais explícitas a representações de sexo.

Apesar dos resultados, os pesquisadores destacam que o estudo não prova a relação de causa e efeito, impondo limites na associação entre a exposição do jovem ao sexo na mídia e o risco de gravidez adolescente. Porém, segundo eles, é importante dar às crianças informações sobre os potenciais lados negativos da atividade sexual, como as doenças sexualmente transmissíveis e as implicações da gravidez adolescente, quando eles assistem a esses conteúdos na TV.

Além da tradicional conversa, os especialistas recomendam que os pais assistam pelo menos os primeiros minutos dos programas dos filhos; que explicitem regras sobre quais programas aprovam e desaprovam; reduzam o tempo em frente à TV, preferindo atividades em família; desliguem a TV durante as refeições; e mantenham as TVs longe do quarto das crianças.

Fonte: Pediatrics: Nemours Foundation. Dezembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários