Notícias de saúde

Abraços e beijos podem proteger contra o estresse, diz estudo

13 de novembro de 2008 (Bibliomed). Casais que se abraçam, beijam e encontram outras formas de se manterem próximos todos os dias podem ter menores níveis de hormônios do estresse no organismo, segundo estudo recentemente publicado na revista científica Psychosomatic Medicine.

De acordo com os autores, essa descoberta pode ser uma das chaves para entender porque os casamentos têm sido relacionados, por alguns estudos, a uma melhor saúde. Eles destacam que o estresse crônico pode ter vários efeitos no organismo, enfraquecendo o sistema imunológico e contribuindo para a doença cardíaca.

Avaliando 51 casais alemães, acompanhados por uma semana, os pesquisadores notaram que aqueles que relatavam maior contato físico em um determinado dia – sejam relações sexuais, ou o simples fato de dar as mãos – geralmente apresentavam menores níveis de cortisol – conhecido como hormônio do estresse – na saliva. Além disso, quanto maior o contato íntimo, melhor era o humor relatado pelos participantes no dia.

E os resultados eram ainda mais marcantes para casais que apresentavam problemas no trabalho, sugerindo que o contato físico entre parceiros poderia aliviar o estresse do trabalho.

Os autores não recomendam que os casais “expressem mais intimidade apenas por si mesmas”, mas apenas encontrem atividades que criem sentimentos positivos em ambos. Eles lembram que há diversas formas de se fazer isso, pois, para cada casal, “intimidade” teria um significado diferente.

Fonte: Psychosomatic Medicine. Outubro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários