Notícias de saúde
03 de novembro de 2008 (Bibliomed). Cientistas da Universidade de Michigan desenvolveram um exame que mede as mudanças hormonais no sangue e, desta forma, pode prever quando a mulher alcançará a menopausa. Segundo os pesquisadores, mudanças no hormônio anti-muleriano (AMH), no hormônio folículo-estimulante (FSH) e no marcador de atividade ovariana inibina B podem indicar a rapidez com que a mulher passa por cada fase de sua vida reprodutiva.
Avaliando, por 14 anos, dados de 629 mulheres com idades entre 24 e 44 anos, os pesquisadores descobriram que o AMH cai a níveis muito baixos ou não-mensuráveis cinco anos antes do fim do período menstrual. E, nesse estágio, a mulher provavelmente tem tão poucos óvulos que sua fertilidade se torna questionável.
Além disso, quatro estágios principais de FSH, baseados nos padrões de mudança do hormônio, estariam associados com o fim do período menstrual. De acordo com os autores, “se você tem um nível específico de FSH combinado com sua idade, essa é a probabilidade que você está em uma fase reprodutiva específica”. Eles destacam ainda que esse teste poderá ajudar as mulheres a planejar melhor a gravidez tardia.
Fonte: The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. 2008.
Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.
Veja também