Notícias de saúde

Gripe Ameaça Sydney, Alerta OMS

SYDNEY (Reuters) - As Olimpíadas estão em rota de colisão com uma epidemia de gripe em Sydney. Atletas e espectadores foram advertidos de que deveriam se vacinar antes de se dirigir aos Jogos.

Alan Hampson, diretor do Centro de Cooperação para Gripe, da Organização Mundial da Saúde, disse que a febre pode virar uma realidade nada saudável quando os Jogos começarem em 15 de setembro.

"O vírus de Sydney teve seu ápice em julho do ano passado, mas este ano ele está crescendo ainda mais; mais dramaticamente na última semana", disse Hampson à Reuters.

"O que esperamos realmente é que todos os atletas olímpicos tenham sido vacinados e que não fiquem doentes. Treinar por quatro anos e ficar de fora por causa de um vírus não seria uma notícia nada boa", declarou.

Autoridades advertiram há alguns meses que realizar os Jogos Olímpicos na Austrália, onde o inverno está terminando, é arriscado porque a temporada da gripe está em seu auge.

"Isto é único em termos de Olimpíadas, porque elas geralmente são realizadas no verão dos países do hemisfério norte, fora da tradicional temporada de gripes".

Três gripes estão ativas na cidade olímpica, segundo Hampson, e a pior, denominada A Sydney, é particularmente virulenta. Ela causou severos surtos na Europa e Estados Unidos nos últimos três anos.

A gripe é caracterizada por uma série de sintomas súbitos, incluindo febre, calafrios, dores musculares, dor de cabeça e de garganta.

A maioria das vítimas é afetada fortemente por três a cinco dias, continuando com os sintomas por várias semanas.

Para Hampson, as Olimpíadas são uma perfeita incubadora para o vírus. "Ele (o vírus) adora multidões, escolas, estádios e lugares assim", disse.

Segundo ele, ainda é tempo para se armar contra o vírus. "Se houver um surto hoje, dentro de uma semana ou menos teremos ganho alguma resistência", disse.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários