Notícias de saúde

Aborto pode atrapalhar futuras gravidezes, indica estudo

14 de outubro de 2008 (Bibliomed). Mulheres que já sofreram um aborto são mais propensas a sofrer complicações em futuras gravidezes, segundo estudo da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido. De acordo com os pesquisadores, essas mulheres têm 3,3 vezes mais chances de ter pré-eclâmpsia (hipertensão na gravidez) e 1,5 vezes maior risco de ter um bebê prematuro na próxima gestação.

Estudos anteriores já mostravam as conseqüências para mulheres que tiveram três ou mais abortos, apesar de isso não ser tão comum. Esse novo trabalho que, pela primeira vez, aborda os riscos para aquelas com um único aborto, que acontece com mais freqüência, indica que essas mulheres merecem uma atenção especial nas próximas gestações.

Avaliando mais de 33 mil mulheres, os pesquisadores observaram que, comparadas àquelas que tiveram gestações bem sucedidas, as mulheres com histórico de aborto eram 1,7 vezes mais propensas a ter, em outra gravidez, ameaças de aborto – quando apresentam os sintomas, mas acabam não abortando. Além disso, elas têm 1,3 vezes maior probabilidade de apresentar sangramentos 24 semanas após sua gravidez subseqüente.

Outro problema enfrentado por essas mulheres é que elas teriam duas vezes maior risco de ter o trabalho de parto induzido e quase seis vezes mais chances de precisar de um instrumento para ajudar no parto, como o fórceps. Os nascimentos prematuros após 34 semanas de gestação e o nascimento com baixo peso (menos de 2500g) eram 1,6 vezes mais comuns entre elas.

Apesar dos resultados, os autores ressaltam que esses riscos não devem assustar as mulheres, pois aquelas que sofreram um aborto espontâneo podem perfeitamente ter outras gravidezes sem complicações. Porém, eles alertam que é importante que essas mulheres saibam os riscos, e que os profissionais de saúde estejam atentos no monitoramento e tratamento de um possível problema na próxima gestação.

Fonte: BBC News. 08 de setembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários