Notícias de saúde

Depressão aumenta os riscos de morte entre os diabéticos

03 de outubro de 2008 (Bibliomed). Um estudo realizado nos Estados Unidos com mais de 10 mil idosos diabéticos indicou que a depressão está associada a maior taxa de mortalidade por qualquer causa entre esses pacientes. Avaliando, por dois anos, beneficiários do plano de seguridade governamental norte-americano, o Medicare, os pesquisadores notaram que a depressão também aumenta significativamente os riscos das complicações do diabetes.

No estudo, os pesquisadores da Universidade de Washington usaram como evidência de depressão, o diagnóstico médico, relatos do paciente sobre prescrição de antidepressivos, e respostas do paciente em um teste de triagem. E, nos dois anos seguintes, examinaram a morte dos pacientes por arquivos do Medicare ou através de telefonemas para os familiares.

As análises mostraram que os diabéticos que apresentavam também depressão tinham um aumento de 36% a 38% no risco de morrer por qualquer causa durante o período de acompanhamento. Entre aqueles com as duas doenças, 12,1% morreram no período, contra apenas 10,4% dos participantes que não tinham depressão.

De acordo com os autores, há diversas razões para explicar porque a depressão piora doenças crônicas. A depressão é associada à falta de cuidados pessoais e a hábitos prejudiciais, como o fumo e comer em excesso, além de estar ligada a problemas nos sistemas nervoso e endócrino, e a altos níveis de marcadores inflamatórios no organismo.

Apesar das limitações do estudo, como o curto período de acompanhamento, a seleção de participantes de apenas uma região geográfica e a falta de mais informações demográficas sobre os pacientes, os autores destacam que os resultados acrescentam mais evidências de que a combinação entre diabetes e depressão é letal, e deve ser considerada por médicos e pacientes.

Fonte: EurekAlert.  30 de setembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários