Notícias de saúde

Trocar o elevador pelas escadas reduz o risco cardiovascular, diz estudo

05 de setembro de 2008 (Bibliomed). Usar as escadas no trabalho em lugar do elevador pode salvar vidas, segundo um pequeno estudo suíço apresentado, este mês, no Congresso da Sociedade Européia de Cardiologia. De acordo com os autores, essa simples troca poderia melhorar a condição física, a composição corporal, a pressão e o perfil das gorduras, além de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.

“A prevalência de fatores de risco cardiovascular, como obesidade ou diabetes, está crescendo em países ocidentais. Aumentar a atividade física no nível populacional é uma estratégia potencial para conter essa tendência, desde que seja bem estabelecido que maior quantidade de atividades físicas pode reduzir os fatores de risco e a incidência de doenças cardiovasculares”, explicaram os autores. 

Para avaliar os efeitos dessa intervenção facilmente integrável no cotidiano para o aumento dos níveis de atividades físicas, os pesquisadores incluíram 77 pessoas sedentárias de uma universidade suíça, que tiveram que passar 12 semanas sem usar o elevador.

E os resultados indicaram que, entre os 69 voluntários que completaram a intervenção, houve uma redução de 15% nos riscos de morte prematura por qualquer causa. Além disso, houve aumento no condicionamento físico e declínio significativo na circunferência da cintura, no peso, na “massa gorda”, na pressão diastólica e no colesterol “ruim” (LDL).

Com isso, os autores concluíram que essa intervenção simples pode ter grandes benefícios para a saúde cardiovascular e maiores implicações para a saúde pública. Porém, essas mudanças no estilo de vida devem ser sempre encorajadas para que os benefícios sejam mantidos, já que, após três meses de acompanhamento, apenas a condição aeróbica continuou significativamente maior, comparada com o início. Mais estudos são necessários.

Fonte: European Heart Journal. 01 de setembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários