Notícias de saúde

Tratamento contra câncer de mama pode aumentar risco de artrite

14 de agosto de 2008 (Bibliomed). Mulheres na pós-menopausa que recebem tratamento endócrino para câncer de mama podem ter maior risco de desenvolver problemas nas articulações, como artrite, segundo estudo publicado na edição de setembro da revista “The Lancet Oncology”.

Os pesquisadores do Cancer Research UK alertam que o uso anterior de terapia de reposição hormonal, a positividade do hormônio-receptor, a quimioterapia, a obesidade e o tratamento com inibidores de aromatase (tratamento endócrino) aumentam as chances de desenvolver problemas nas juntas.

Eles acreditam que esse tratamento possa aumentar os riscos por estar relacionado a uma significativa queda nos níveis de estrogênios, cuja deficiência tem sido associada, por outros estudos, a problemas articulares.

Na pesquisa, os especialistas compararam o uso do inibidor de aromatase anastrozol com o do medicamento tamoxifeno em 9 mil mulheres na pós-menopausa. E observaram que as mulheres que haviam feito quimioterapia apresentaram mais sintomas nas articulações (39%, contra 31% daquelas que não fizeram quimioterapia). As obesas também tinham mais chances de ter esses problemas.

“A consciência dos fatores de risco para sintomas articulares irá ajudar médicos e pacientes a antecipar e controlar esses sintomas e assegurar um a ótima aderência ao tratamento endócrino”, concluíram os autores.

Fonte: HealthDay News. 12 de agosto de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários