Notícias de saúde

Disfunção erétil pode ser um indicador da saúde masculina, afirmam especialistas

18 de junho de 2008 (Bibliomed). "A disfunção erétil é um portal para a saúde do homem", segundo estudo internacional apresentado, neste mês, no encontro anual da Sociedade Endócrina, nos Estados Unidos. De acordo com os autores, a impotência sexual pode ser um indicador de deficiência de testosterona e de síndrome metabólica, conjunto de fatores de risco para doenças cardiovasculares.

"Está se tornando claro que obesidade, diabetes, pressão alta, problemas de colesterol e dificuldades eréteis estão interligados, e um denominador comum é a deficiência de testosterona", escreveu o Dr. Aksam Yassin, líder do estudo.

As descobertas foram baseadas na triagem para deficiência de testosterona e para síndrome metabólica em 771 pacientes que procuraram tratamento para a impotência. E as análises foram conduzidas por cientistas da Holanda, Alemanha e Emirados Árabes Unidos.

Os resultados indicaram que 35% dos pacientes com disfunção erétil tinham diabetes, 31% tinham pressão alta, 21% apresentavam dislipidemia (anormalidade no colesterol ou triglicérides), 14% tinham variados graus de doença cardíaca coronariana, e 18,3% apresentavam deficiência de testosterona.

Por causa desses resultados preocupantes, os autores recomendam que homens que apresentem impotência sexual sejam avaliados em relação à deficiência de testosterona e para investigar sinais de síndrome metabólica, como gordura abdominal, baixos níveis de "bom" colesterol (HDL), triglicérides alto, pressão alta e glicose alta.

Fonte: ENDO 2008. 15 de junho de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários