Notícias de saúde

Iniciada a venda do medicamento Rimonabanto no Brasil

15 de abril de 2008 (Bibliomed). A Sanofi-Aventis anunciou na semana passada o início da venda do medicamento Acomplia ® (Rimonabanto) no Brasil, depois de uma longa espera.

O Rimonabanto está indicado como adjuvante à dieta e aos exercícios no tratamento de pacientes obesos (índice de massa corporal – IMC – maior ou igual a 30) ou pacientes com sobrepeso com fatores de risco associados, como diabetes tipo 2 ou dislipidemia.

O medicamento é o primeiro representante de uma nova classe farmacológica, os antagonistas dos receptores CB1, que atuam na melhoria dos fatores de risco cardiometabólico. Para se fazer o diagnóstico da síndrome metabólica, são levadas em consideração a gordura abdominal e o peso, a taxa de glicose no sangue, a hipertensão arterial, o HDL colesterol (o chamado "bom" colesterol) e a dosagem de triglicérides. A ocorrência de três ou mais alterações dentre estas 5 situações passa a constituir no indivíduo a Síndrome Metabólica.

O medicamento se mostrou eficiente na redução do peso corpóreo e da gordura abdominal, e também como coadjuvante no controle do diabetes; já foi aprovado para uso em 50 países, inclusive na Comunidade Européia.

Existe preocupação, entretanto, com os efeitos colaterais do medicamento, incluindo estados de depressão, ansiedade, distúrbios do sono e pensamentos de tendência suicida. Os efeitos colaterais foram considerados importantes pelo Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, que não liberou o medicamento para venda naquele país.

Assim, o Rimonabanto somente deverá ser usado em pacientes com indicação absoluta e sob estrito controle médico.

Fonte: Sanofi-Aventis Press Release; FDA

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários