Notícias de saúde

A angina de peito é mais freqüente nas mulheres do que nos homens

26 de março de 2008 (Bibliomed). Uma equipe do University College de Londres buscou a resposta a uma pergunta importante: quem apresenta mais os quadros de angina, o homem ou a mulher?

Os pesquisadores realizaram uma revisão sistemática de estudos populacionais sobre a prevalência de angina diagnosticada mediante um questionário estandardizado. Os resultados foram publicados no mês de março na revista médica Circulation.

O estudo incluiu 74 artigos de 31 países sobre mais de 400.000 pessoas. No total, se registraram 13.331 casos de angina em mulheres e 11.511 casos em homens. A proporção de casos foi cerca de 20 por cento maior entre as mulheres; isto coincidiu em todos os estudos analisados.

Segundo os resultados, apesar dos homens apresentarem taxas mais altas de infartos fatais do que as mulheres, estas são cerca de 20% mais propensas que os homens a apresentarem as dores torácicas da angina de peito.

Este fenômeno global de feminização da angina, segundo os autores, sugere uma base puramente biológica. Ou seja, um dado principal do estudo é que ser do sexo masculino não é um fator de risco para a angina estável, contrariando uma crença médica muito aceita.

Fonte: Circulation, March 25th, 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários