Notícias de saúde

Distúrbios do sono pioram qualidade de vida de transplantados renais

20 de fevereiro de 2008 (Bibliomed). A síndrome das pernas inquietas é um distúrbio do sono que costuma estar intimamente relacionado à insônia. Culmina em piora importante na qualidade de vida dos pacientes portadores de doenças renais sob tratamento dialítico. Por sua vez, existem poucas informações acerca da associação entre a síndrome das pernas inquietas e a qualidade de vida de pessoas submetidas ao transplante dos rins, conforme assinalam pesquisadores húngaros que publicaram um estudo na revista Journal of Psychosomatic Research.

A pesquisa caracterizou-se pela avaliação da complexa relação entre os distúrbios do sono acima referidos e a qualidade de vida auto declarada pelos transplantados renais. Foram incluídos no estudo 785 pacientes que responderam a um questionário e receberam análise pela Athens Insomnia Scale. Os resultados apresentados demonstraram que os pacientes com síndrome das pernas inquietas cursaram com risco 3 vezes maior de desenvolver insônia em relação aos que não possuíam tal síndrome.

A presença da síndrome das pernas inquietas esteve associada independentemente com redução da qualidade de vida dos transplantados. Dessa forma, os autores concluem que esta enfermidade relaciona-se significativamente com sono pobre, aumento da chance de insônia e queda da qualidade de vida em pessoas que receberam transplante renal.

Fonte: J Psychosom Res. 2007; 63 (6): 591 – 597.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários