Notícias de saúde

"Piercings": o que pensam os jovens sobre essa moda?

23 de janeiro de 2008 (Bibliomed). A moda do "piercing" está fazendo sucesso entre muitos jovens e adolescentes nos dias de hoje. Esteja na orelha, no nariz, na sobrancelha ou na boca, colocar um adereço como este passou a ser uma questão não somente de se enfeitar, mas de certa forma de se auto-afirmar e se identificar com determinados grupos.

Mas o que realmente acham os estudantes a respeito desse assunto? Interessados sobre o tema, pesquisadores americanos da Universidade do Estado da Califórnia desenvolveram um estudo para descobrir a resposta, cujos resultados foram publicados na revista especializada no Journal of the American Osteopathic Association.

Um questionário que abordava questões quanto à aceitabilidade social dos "piercings", assim como experiências em relação aos mesmos e a outros eventos associados, como as tatuagens, além do conhecimento quanto ao comportamento de risco, foi aplicado a 103 alunos, com idade entre 17 e 25 anos.

Mais da metade dos entrevistados alegou que já ter usado"piercing" algum dia. E desse, muitos já fizeram tatuagens. Quando perguntados sobre o risco à saúde e a sua ligação com o "piercing", a maior parte lembrou-se de infecções e hemorragias, entretanto, uma minoria considerou a hipótese de contrair hepatite B e HIV através desse adereço. O contrário foi observado entre aqueles que nunca o utilizaram, nos quais os eventos adversos e os riscos foram declarados pela grande maioria – uma estimativa de certa forma até excessiva. Entretanto, ambos os grupos consideram que a moda "piercing" é aceita pela maioria da sociedade. Contudo, um fato importante observado é que a educação foi uma das principais armas sobre o conhecimento dos riscos e complicações do uso desses objetos.

Fonte: Journal of the American Osteopathic Association 2007; 107 (10): 432 – 438

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários