Notícias de saúde

Crianças que dormem pouco engordam mais na adolescência.

08 de janeiro de 2008 (Bibliomed). A importância do sono, no bom desenvolvimento psicológico e crescimento das crianças, é um fato já bem conhecido por pediatras e pais. Mas, em um estudo apresentado pelo Pediatrics, em novembro deste ano, pesquisadores americanos da Universidade de Michigan afirmam que dormir também influencia no peso.

Segundo os pesquisadores, crianças que dormem pouco apresentam uma maior tendência a serem obesas, quando adolescentes. Essa observação foi feita a partir da avaliação de crianças, nas quais o principal enfoque dado foi o peso, a altura e o número de horas de sono por dia.

Os investigadores observaram que o sono representou um fator independente, para o surgimento de obesidade, entre 9 e 12 anos. A curta duração do sono esteve associada também ao peso excessivo nessa idade e não estava relacionado aa presença de obesidade prévia. Nenhum outro distúrbio de sono, além do curto período de sua duração, se correlacionou à obesidade.

Frente aos achados, os pesquisadores alertam sobre a necessidade dos pais estabelecerem um adequado período de descanso para seus filhos pequenos, de forma a ajudar na prevenção da obesidade no futuro.

Fonte: Pediatrics; 120 (5): 1020 – 1029 (November 2007)

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários