Notícias de saúde

Papel do ciclo circadiano no surgimento de doenças mentais

07 de janeiro de 2008 (Bibliomed). O ciclo ou ritmo circadiano consiste no período sobre o qual se baseia a harmonia biológica do ser vivo. Para os seres humanos este tempo corresponde a aproximadamente 24 horas, e possui influência marcante da exposição à luz solar. Através do ciclo circadiano ocorre a regulação de todos os ritmos biológicos e psíquicos do corpo, como o processo de digestão, a sucessão sono – vigília e a regulação da temperatura orgânica.

Acredita-se que uma ruptura endógena no ritmo circadiano e conseqüente desregulação do padrão de sono – vigília, esteja envolvido na ocorrência de algumas enfermidades psiquiátricas, segundo afirmam pesquisadores canadenses da Douglas Mental Health University Institute. Como exemplo cita-se a presença de alterações qualitativas e quantitativas no sono, verificadas nos pacientes com quadro de depressão maior.

Os portadores de transtorno bipolar também costumam cursar com modificações no ciclo circadiano, pautadas por redução da necessidade de descanso noturno e aceleração do relógio biológico. Existem algumas evidências que sugerem o papel genético no desencadeamento de ruptura do ritmo circadiano, porém mais estudos devem ser efetuados, a fim de consolidar os achados obtidos até então.

Assim, conclui-se que o ciclo circadiano possui um papel ainda indefinido na origem das enfermidades mentais.

Fonte: Dialogues Clin Neurosci. 2007; 9 (3): 333 – 342.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários