Notícias de saúde

Hábitos de sono interferem no risco de Alzheimer

07 de março de 2022 (Bibliomed). Manter hábitos de sono saudáveis pdoe ajudar a prevenir a doença de Alzheimer, indica estudo do Rensselaer Polytechnic Institute, nos Estados Unidos.

O sistema circadiano é composto por um conjunto central de proteínas do relógio que antecipam o ciclo dia-noite, causando alterações nos níveis de enzimas e hormônios no corpo. Esse processo afeta tudo, desde a temperatura corporal até a resposta imune, e sua interrupção tem sido associada a doenças como doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer, além de demência.

"Aglomerados" de proteína beta-amilóide no cérebro chamados placas, como visto em exames de ressonância magnética, são um sinal revelador da doença de Alzheimer. Macrófagos, ou microglia, como são chamados quando residem no cérebro, são células imunes que procuram e destroem material indesejado, incluindo beta-amiloide.

Usando uma técnica desenvolvida em pesquisas anteriores, os autores conseguiram ver como a produção de macrófagos foi afetada pelo ciclo circadiano: os níveis de enzimas envolvidas na produção de macrófagos pareciam flutuar durante o ciclo sono-vigília. Como resultado, a quantidade de beta-amiloide ingerida por macrófagos saudáveis ??muda com um ritmo circadiano diário.

Fonte: PLOS Genetics. DOI: 10.1371/journal.pgen.1009994.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários