Notícias de saúde

Se você tem alergia ao níquel, cuidado com a dieta

04 de dezembro de 2007 (Bibliomed). O níquel é um dos principais componentes que causam a alergia por contato, em determinadas pessoas. Certamente, se um indivíduo é sensível ao níquel, em algum momento, ao utilizar um adereço composto por este metal, como um brinco, um colar ou mesmo o botão da calça jeans, poderá desenvolver os sintomas.

Por utilizarem mais objetos com níquel, as mulheres se tornam mais vulneráveis à alergia. Entretanto, o principal meio por onde entramos em contato com esse metal não é dessa forma e sim através da alimentação – é o que afirma o Indian Journal of Dermatology, Venereology and Leprology de 2007.

O artigo publicado é de autoria de Sharma Ashimav Deb, consultora de dermatologia na Índia. Segundo a pesquisadora, o níquel é uma substância muito encontrada no solo, na água, no ar, ou seja, em todos os ambientes. A alergia a esse metal pode ocorrer em qualquer idade e perdurar por longos anos da vida.

Em decorrência de muitos alimentos serem normalmente ricos em níquel, como o chocolate, gordura hidrogenada, feijão, nozes ervilhas secas e cereais, uma pessoa que é sensível pode desenvolver sintomas alérgicos, mesmo não tendo utilizado qualquer objeto que o contenha, em sua composição. Alimentos ácidos, como por exemplo o tomate, cozidos em panelas de aço inox, também podem se contaminar com o níquel. Uma outra fonte rica desse metal é o cigarro.

A pesquisadora alerta que as pessoas alérgicas, devem tentar diminuir a ingestão de alimentos com níquel, para tentar minimizar a influência dessa via nas manifestações da doença.

Fonte: India Journal of Dermatology, Venereology and Leprology 2007; 73 (5): 307 312

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários