Notícias de saúde

Desenvolvidos novos aparelhos ortodônticos para pacientes com alergia

03 de julho de 2007 (Bibliomed). A resposta alérgica é um mecanismo de defesa do corpo contra compostos estranhos. Tem o objetivo de expulsar as partículas potencialmente lesivas para os tecidos, ou diante desta impossibilidade, de isolar o composto irritante de forma a impedir o dano celular. Entretanto, nem sempre a resposta alérgica é benéfica, pois esta pode ser exagerada e culminar em inflamação persistente. A maneira mais eficaz de minorar as manifestações alérgicas é a interrupção da exposição ao agente desencadeante do quadro.

Um grupo de pesquisadores publicou um estudo na revista Fogorvosi Szemle, em 2007, no qual afirmam que houve um crescimento da alergia a materiais ortodônticos, verificada nas últimas duas décadas. Os componentes mais incriminados na resposta alérgica foram o níquel, mercúrio, benzoil-peróxido, formaldeído, MMA, HEMA, EGDMA e TEGDMA. Os autores ressaltam que a alergia de contato surge freqüentemente em indivíduos predispostos, como aqueles já portadores de outras manifestações alérgicas.

Papel de destaque deve ser direcionado ao níquel, na gênese das manifestações de alergia, uma vez que este metal é o mais incriminado na ocorrência destas complicações. Na pesquisa realizada, foram avaliados dois pacientes com alergia ao níquel, os quais receberam uma terapia alternativa, com material ortodôntico constituído por outro composto. Durante o acompanhamento destes pacientes não houve qualquer sinal ou sintoma de alergia, após o uso do aparelho ortodôntico constituído pelo novo composto e isento de níquel.

Dessa forma, conclui-se que os novos aparelhos ortodônticos, feitos com material hipoalergênico, têm papel importante no manejo de pacientes sob risco de intolerância aos aparelhos de uso corrente.

Fonte: Fogorv Sz. 2007; 100 (2): 71 – 76 (Apr). PMID: 17546898.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários