Notícias de saúde
13 de novembro de 2007 (Bibliomed). A dor é um componente realmente prejudicial ao sono. Às vezes, é ela o principal fator que interfere na capacidade de dormir. Em virtude disso, muitas pessoas que têm dor crônica, usam medicamentos, não somente para o alívio da dor, mas para conseguirem relaxar e descansar. Mas será que essas medicações ao invés de ajudar, não poderiam interferir no próprio sono?
Essa questão despertou o interesse de pesquisadores americanos da Universidade de Buffalo SUNY, nos Estados Unidos, e seus colaboradores, que desenvolveram uma pesquisa sobre o tema, publicada recentemente na revista Pain Medicine.
Os investigadores buscaram avaliar se alguns medicamentos, utilizados para o tratamento da dor crônica, como os opióides, a metadona e os benzodiazepínicos, poderiam provocar apnéia durante o sono. Para isso, pacientes que fazem uso de terapias com essas medicações foram avaliados enquanto dormiam, através de aparelhos de polissonografia.
Os resultados encontrados pelos pesquisadores foram preocupantes: estados de apnéia e de hipopnéia foram anormais em cerca de 75% dos pacientes estudados. Esses indivíduos tiveram mais de 5 episódios desses distúrbios por hora, após terem tomado o medicamento, sendo que os piores valores foram encontrados entre aqueles que utilizaram metadona, sendo que a gravidade se correlacionava à dose empregada.
Esses achados alertam para que haja vigilância, entre os pacientes que usam medicamentos para a dor, durante o sono, pois eles podem sofrer episódios de apnéia enquanto dormem.
Fonte: Pain Medicine 2007(OnlineEarly Articles); doi:10.1111/j.1526-4637.2007.00343.x
Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.
Veja também