Notícias de saúde

Atores fumantes estimulam adolescentes a iniciar o vício

09 de outubro de 2007 (Bibliomed). O cigarro é constituído por centenas de substâncias químicas tóxicas ao organismo, com destaque para a nicotina, a qual é uma das principais responsáveis pela instalação do vício. O hábito de fumar constitui condição que eleva substancialmente a chance de surgimento de doenças do coração, dos pulmões, de cânceres da cabeça e pescoço, bem como de diversas outras enfermidades.

Muitos filmes envolvem em suas cenas pessoas fumando, o que constitui um mau exemplo. Pesquisadores norte americanos publicaram um estudo na revista Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, em Setembro de 2007, onde avaliaram se existe relação entre assistir filmes que envolvem atores fumando e a iniciação do hábito em adolescentes. Participaram da pesquisa adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, os quais receberam acompanhamento por 2 anos, e foram investigados quanto à exposição a cenas que envolviam fumantes e ao consumo regular de cigarros.

Os resultados apresentados revelaram, que durante o período de seguimento, o número de adolescentes tabagistas elevou 2,7 vezes. O risco de iniciar o consumo regular de cigarros foi 2,04 vezes maior, dentre os participantes expostos com freqüência a filmes que envolviam a presença de atores fumando. Os adolescentes, em busca de emoções novas, foram os mais susceptíveis à influência das cenas contendo fumantes, sendo que sua chance de desenvolver o hábito tabágico foi 12,7 vezes superior à dos demais participantes.

A exposição a cenas, em que os atores estão fumando, comporta-se como preditor do risco de iniciar o hábito de fumar na adolescência.

Fonte: Arch Pediatr Adolesc Med. 2007; 161 (9): 849 – 856 (September).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários