Notícias de saúde

Hábitos maternos elevam risco de abuso de drogas pelos filhos

03 de setembro de 2007 (Bibliomed). O uso de substâncias, que alteram o comportamento ou estado de consciência, é motivo de preocupação crescente entre as autoridades em saúde pública. A disseminação do abuso de drogas lícitas e ilícitas, na população jovem, contribui de forma importante nas estatísticas de mortalidade por causas violentas e acidentes.

Pesquisadores australianos publicaram um estudo na revista American Journal of Epidemiology, no qual procuraram definir o papel dos hábitos de fumar e consumir bebidas alcoólicas, cultivados pelas mães de adolescentes entre 5 e 14 anos, sobre o risco de uso de maconha por seus filhos, durante a juventude. Participaram da pesquisa 3.176 adultos jovens, que foram acompanhados desde o nascimento até a idade de 21 anos.

Os resultados apresentados revelaram que o tabagismo materno definido acima está fortemente relacionado ao consumo de maconha pelos jovens aos 21 anos de idade. Da mesma forma, o consumo de álcool pela mãe associou-se de forma significativa ao uso de maconha pelos seus filhos, quando adultos jovens.

Os autores concluem que os programas de prevenção contra o uso de drogas ilegais devem focar principalmente a população de filhos adolescentes de mães etilistas e fumantes.

Fonte: American Journal of Epidemiology 2007; 166 (5): 592 – 598.

  • Comente também no Blog de Boa Saúde: Filhos de mulheres que fumam são mais propensos ao uso de maconha
  • Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

    Faça o seu comentário
    Comentários