Notícias de saúde

Insônia piora qualidade de vida de pacientes com câncer

31 de Agosto de 2007 (Bibliomed). A insônia é um dos transtornos do sono mais comuns na população geral, e é também o distúrbio do sono mais comumente observado nos pacientes com câncer avançado.

Investigadores norte americanos do Midwestern Regional Medical Center publicaram uma pesquisa na revista Supportive Care in Câncer, de Agosto de 2007, na qual descreveram a influência da insônia, na qualidade de vida dos pacientes com tumores avançados. Participaram do estudo 954 pacientes com diagnóstico de câncer, sendo 60,7% do sexo masculino.

A idade média dos participantes foi de 56 anos, sendo que o câncer da mama (26%), o câncer de intestino (19%) e o câncer de pulmão (16%) foram os tumores mais frequentemente diagnosticados. Os resultados demonstraram que a presença de insônia se associou a piora importante da qualidade de vida dos doentes, abrangendo os âmbitos de saúde física, socioeconômicos, psicológicos, espirituais e familiares.

A insônia está fortemente relacionada à diminuição da qualidade de vida de pacientes com câncer. Estratégias preventivas e terapêuticas devem ser direcionadas a este grupo de enfermos, de forma a diminuir o impacto negativo da doença.

Fonte: Support Care in Cancer. 2007 (Aug 8). PMID: 17684773.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários