Notícias de saúde

Relação entre violência e suicídios entre jovens

03 de julho de 2007 (Bibliomed). O aumento da violência nos grandes e médios centros é um fato amplamente divulgado pelos meios de comunicação. As estatísticas nacionais revelam dados impressionantes, quanto ao número de mortos e seqüelados, em decorrência da violência urbana, cuja magnitude supera a verificada em algumas guerras. As mortes violentas são classificadas dentro das causas externas de óbito, sendo que este grupo representa o motivo mais comum de morte na população jovem.

Um grupo de pesquisadores escreveu um estudo na revista Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, em 2007, onde avaliou a relação entre violência urbana, agressão sexual e tentativa de suicídio nos adolescentes. A pesquisa foi conduzida em 87 escolas públicas da cidade de Nova York, contando com a participação de 8.080 estudantes, com idade maior ou igual a 14 anos.

Os resultados divulgados revelaram que 11,7% dos meninos, e 7,2% das meninas, afirmam ter apresentado ideação suicida no último ano. História de abuso sexual foi identificada em 9,6% das meninas e em 5,4% dos meninos avaliados no estudo. Além disso, a vitimização por violência, está associada a maior risco de tentativa de suicídio em meninas, enquanto esta condição é mais presente dentre os meninos com história de abuso sexual.

Assim, os autores concluem que os educadores e profissionais de saúde devem estar atentos aos adolescentes vítimas de violência, uma vez que estes estão sob maior risco de tentativas de suicídio.

Fonte: Arch Pediatr Adolesc Med. 2007; 161 (6): 539 –545 (June).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários